Sejam Bem-Vindos a nosso blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

 Reciclagem e descarte correto de pilhas


Aparentemente inofensivas, as pilhas contêm elementos químicos de alto risco para o meio ambiente e ao ser humano, principalmente ao serem destinadas a locais inadequados.
Muitos indivíduos, por falta de consciência, conhecimento ou alternativa, jogam as pilhas junto ao lixo comum. Este lixo é encaminhado aos aterros sanitários, usinas de compostagem ou incineradoras.
Na compostagem (trituração conjunta com o lixo urbano , que pode por exemplo ocorrer dentro do caminhão de lixo) também são liberado os metais, assim como na incineração (queima), pois os metais se espalham na atmosfera, poluindo e causando doenças respiratórias em quem respirar o ar contaminado.
as substâncias que existem dentro das pilhas , podem causar varias doenças como : câncer , anemia , disfunções digestivas , cerebrais , neurológicas , renais , hepáticas , etc
O efeito muitas vezes é lento. Você só percebe o sintoma ao longo de anos, pois é um efeito cumulativo. Não consegue eliminar e prejudica vários órgãos do nosso organismo, podendo levar a morte”, diz o engenheiro químico Bruno Araújo, 34.
O destino mais adequado as pilhas seria uma coleta seletiva. Contudo, os lixos de coleta não são encontrados facilmente e nem todos agem como deveriam.
Há três formas de reciclagem. A primeira é a hidrometalúrgica, também conhecida como pirometalúrgica, na qual as pilhas passam pelo mesmo processo de tratamento de minérios. A segunda opção é a destruição das pilhas em atmosfera de nitrogênio. Os metais são transformados em materiais que podem ser reutilizados ou descartados sem causar dano ao ambiente ou ao ser humano.
A última e mais atual é o tratamento térmico. “Feito na fração com óxidos metálicos para que a concentração de mercúrio fique abaixo de 20 ppm. Apesar da apresentação a nível superficial, pode-se perceber que a tarefa de reciclar pilhas e baterias é extremamente difícil devido à natureza multicomponente das mesmas”, conclui o engenheiro químico Hizidoro Guilherme de Lara.
A outra solução seria a compra de pilhas com maior duração como as alcalinas que duram cinco vezes mais que a pilha seca (comum), que possui um caráter ácido. Com um meio básico, a alcalina faz com que o eletrodo de zinco sofra um desgaste mais lento. Outra possibilidade é a compra de pilhas recarregáveis, que dura um pouco mais . No entanto, ambas são mais caras do que a pilha seca.
  
 
 




Número de visitas neste blog:
contador de visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário